terça-feira, 19 de março de 2013

Geografia de Santa Catarina - Vegetação

http://youtu.be/WbuoZojswHE
 
texto escrito por Professora Adriana Nicolodelli
Santa Catarina possui grande diversidade de formações vegetais. Nosso estado possui lugares de baixa e de grande altitude, o que favorece a formação de diferentes tipos climáticos.



 
Relevo plano e baixo no litoral catarinense. Palhoça/SC

Relevo montanhoso e alto na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. Lauro Muller/SC

Clima quente de verão no litoral de Santa Catarina. Florianópolis/SC

Frio intenso no inverno serrano de SC. Anitápolis/SC 

segunda-feira, 4 de março de 2013

                          Vegetação de Santa Catarina



A cobertura vegetal de um lugar é formada a partir de suas características naturais. Fatores como o clima e o relevo são muito importantes para entendermos a vegetação. Um local em que o clima seco predomina terá necessariamente uma vegetação diferente de um lugar em que ocorra um clima úmido. Assim como uma área de relevo de grande altitude terá tipos vegetais diferentes de lugares com relevo baixo.
E é por isso que Santa Catarina possui grande diversidade de formações vegetais.
Nosso estado possui lugares de baixa e de grande altitude, o que favorece a formação de diferentes tipos climáticos.
Os diferentes tipos de relevo contribuem decisivamente para a formação do clima e da vegetação em Santa Catarina. Nas áreas mais elevadas, como na Serra, predominam um clima sempre mais frio do que nas áreas de relevo baixo (como nas regiões próximas ao Oceano Atlântico). Por isso que no inverno o frio é mais intenso na serra (altitude elevada), e no verão o calor é mais intenso no litoral (baixa altitude). O que contribui para a formação de diferentes vegetações em Santa Catarina. Cada clima e cada relevo contribui para a formação de uma vegetação específica. As principais formações vegetais de Santa Catarina são: Mata Atlântica, Mata de Araucárias, Floresta Decidual, Estepes e Vegetação Litorânea.


  



Mata Atlântica - Ocupa as planícies próximas ao litoral e é bastante influenciada pela umidade vinda do Oceano Atlântico. Em função disso é uma floresta com árvores grandes, de mata fechada e de difícil locomoção em seu interior.
Observe como é difícil visualizar o interior da Mata Atlântica. Vale do Itajaí/SC

Mata de Araucárias - É uma formação vegetal que possui algumas semelhanças com a Mata Atlântica. Por estar mais longe do mar e em áreas de relevo elevado, não recebe tanta influência do oceano, se adaptando ao clima mais frio. A Araucária é a árvore mais marcante dessa vegetação, um tipo de mata formada também por espécies vegetais mais baixas, o que facilita a locomoção em seu interior.
A Araucária é a árvore símbolo dessa formação vegetal. Região norte de SC.

Floresta Decidual - Ocupa áreas do oeste de Santa Catarina na bacia do Rio Uruguai, próximas a divisa com o Rio Grande do Sul. Uma região distante do Oceano e com um relevo relativamente baixo, formando um clima único em nosso estado. A principal característica da vegetação decidual é a perda das folhas no inverno.
 
Observe os galhos secos que indicam a queda das folhas. Luzerna/SC

Estepes (Campos) - Ocupam áreas de relevo elevado e clima frio e são formados principalmente por plantas rasteiras, como as gramíneas.
Observe que as áreas de campos são formadas por vegetações de pequeno porte, como as gramíneas. Serra do Quiriri, divisa entre Santa Catarina e Paraná.

Vegetação Litorânea - São formações vegetais que se formam próximas ao litoral e são bastante influenciadas pelas águas oceânicas. A restinga e o mangue são as principais vegetações litorâneas em Santa Catarina. A restinga ocupa os solos mais arenosos próximos a praia, como dunas, por exemplo. Já o Mangue  se forma nas áreas em que as águas dos rios se encontram e se misturam com as águas do mar. 


Árvores retorcidas e inundadas pela água são características dos manguezais. Florianópolis/SC
Observe o manguezal cortado por um rio e próximo ao mar. A mistura de água doce e salgada é indispensável para a vida nesse tipo de vegetação. Florianópolis/SC
 A restinga se forma em solos arenosos, como em dunas. Florianópolis/SC

Outras formações - Ocorrem em áreas em que a vegetação possui características de mais de um tipo de vegetação. Pode ser chamada de área de transição, pois indica a mudança de um tipo de vegetação para outro. Ocorre no Oeste, mas com frequência maior na Serra, quando muda de Mata Atlântica para Mata de Araucárias ou Estepe.

Observe o encontro de diferentes tipos de vegetações. Locais que podem ser chamados de áreas de transição. Joinville/SC


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013